5 Objetos Para Contar Histórias

M9-A2

O mundo da contação de história é incrível! Repleto de possibilidades. E utilizar objetos para contar história permite que você tenha recursos infinitos. Separei 5 ideias para você iniciar. Confira!


OBJETO 1 - TALHER:

Era uma vez, dois irmãos, que se perderam em uma floresta arrepiante! E encontraram uma casa feita de doces! Já pensou em narrar a trajetória de João e Maria utilizando talheres? O garfo representa João, a colher representa Maria e a escumadeira a Bruxa. É possível transformar a casa doce em um cupcake. Que delícia de história!


OBJETO 2 - POTE:

“Os 3 Porquinhos” é um clássico! Adorado por crianças e adultos. E não pense que é um enredo saturado, pois com novos recursos, ela fica ainda mais divertida. Para contar a história dos 3 Porquinhos, utilize potes para fazer as casas e os porquinhos podem ser ovos cozidos. Isso mesmo! Cada vez que o lobo soprar, um pote, quero dizer, uma casa sai de cena! E um porquinho-ovo, rola para a casa ao lado.


OBJETO 3 - COLHER DE PAU:

Outro clássico de sucesso garantido entre as crianças é a história de Pinóquio. O menino de madeira que se perdeu no caminho. O ápice do conto é quando o nariz dele cresce toda vez que ele mente. E se ao contar esse trecho, você colocar uma colher de pau no nariz para ilustrar a cena? As crianças vão amar! E rolar de rir, pode ter certeza!


OBJETO 4 - ESCOVA DE DENTES:

Os pais falam, falam, explicam, explicam e, ainda assim, muitas crianças não dão a devida importância para a necessidade de uma boa higiene bucal. Mas, o lúdico e a contação de história ajudam nessa tarefa de conscientização. Transforme uma escova de dentes em um super-herói, que luta contra as cáries para salvar as boquinhas!


OBJETO 5 - GARRAFA PET:

Além de personagens, objetos também podem se transformar em apoio na trilha sonora. Coloque um punhadinho de arroz, dentro de uma garrafa PET de 600 ml, e transforme-a em um chocalho, que será utilizado para contar histórias que tenham festa! Cante e toque, para animar ainda mais as crianças.


DÊ ASAS A SUA IMAGINAÇÃO:

Os adultos muitas vezes se preocupam em criar recursos muito elaborados e esquecem que não entregar tudo pronto colabora no desenvolvimento cognitivo da criança. Quando você transforma um ovo em um porquinho, a criança amplia sua imaginação para completar a cena. Por isso, não precisa se preocupar com a simplicidade que os objetos apresentam, pois, esta simplicidade é benéfica. Esses benefícios também são para o pai, a mãe ou o professor que está contando a história. Para dar vida a um objeto, você precisa acreditar que ele tem vida. E quando você faz isso, trabalha sua imaginação, criatividade, expressão e comunicação. Contar história faz bem a todos!


TEATRO DE OBJETOS:

Os objetos são tão versáteis, que existe uma modalidade nas artes cênicas conhecida como Teatro de Objetos. Alguns grupos e festivais, dedicam-se exclusivamente a este estilo. Separamos para você, um anúncio do FITO (Festival Internacional de Teatro de Objetos). Assista ao vídeo abaixo para aumentar ainda mais suas referências.